Como obter o Certificado Internacional de Vacinação? Saiba aqui!

O Certificado Internacional de Vacinação é um documento que confirma a vacinação contra as doenças. Ele é necessário, porque algumas nações exigem o comprovante para que estrangeiros entrem em seu território.


Esse certificado não tem custo algum, é emitido gratuitamente pela Anvisa, com prazo vitalício. Confira como e onde obter essa certificação!

Onde é possível tirar o certificado?

Quem emite o Certificado Internacional de Vacinação é a Anvisa, nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.

Desde 2011, o certificado pode ser emitido em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS): postos de saúde, hospitais da rede pública e da rede particular credenciados. 

 

Quais são os documentos necessários para a solicitação?

Somente dois documentos são necessários para a emissão do certificado: 

  • documento de identificação pessoal (RG, passaporte, carteira de habilitação);
  • carteira de vacinação.

Os indígenas que não têm documentos de identificação estão dispensados de apresentá-los

Caso a pessoa tenha alguma restrição médica relativa a algum tipo de vacina, ela precisa mostrar um atestado médico no dia da solicitação. Conforme a Anvisa, ele precisa estar escrito em inglês ou francês. 

A vacina contra febre amarela, por exemplo, é contraindicada a:

  • portadores de imunodeficiência (primária ou adquirida);
  • pessoas que se submetem a quimioterapia, radioterapia e corticoides;
  • pacientes transplantados com hipersensibilidade, que utilizam medicamentos antimetabólitos. 

 

Como obter o Certificado de Vacinação da Covid-19?

Para os que já completaram o protocolo de vacinação contra Covid-19, é possível emitir o certificado de vacinação no Conecte SUS, app oficial do Ministério da Saúde.

Alguns municípios, em todo o Brasil, começaram a exigir a certificação para certos locais ou eventos. Em algumas situações, a própria caderneta de vacina ou um papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde pode ser mostrado. 

Porém, o certificado do Conecte SUS serve para qualquer situação, com opções em inglês, português e espanhol. Ele é permitido em viagens para fora do Brasil, nos locais onde já é permitida a entrada de brasileiros.

Conforme o Ministério da Saúde: “O cidadão pode apresentar o certificado nacional sempre que necessitar, a exemplo de viagens internacionais, onde alguns países que reconhecem o documento para a entrada de brasileiros em seu território, visto que ainda não tem uma definição de um certificado internacional”.

Veja o passo a passo para obtenção do Certificado de Vacinação da Covid-19 pelo site e pelo aplicativo Conecte SUS. 

No primeiro caso, é preciso acessar o conectesus.saude.gov.br. No segundo, o aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS (Google Play e App Store). 

Para ter acesso, é necessário fazer um cadastro no site do governo federal, usando o CPF e um endereço de e-mail. Pode se cadastrar diretamente no app do governo também.

No site, é preciso clicar em “cartões”. No app, clique no botão azul. Depois: 

  • escolha a opção “Certificado de Vacinação Covid-19” (só aparece para as pessoas que já cumpriram o esquema vacinal);
  • o documento apresenta as informações do cidadão e um QR Code em português, espanhol e inglês;
  • para emissão do certificado em outro idioma, você deve clicar na bandeira e nas letras iniciais do país no alto da página, e o sistema alterna a versão de forma automática.

 

Como solicitar o CIV sendo menor de 18 anos?

O procedimento para uma pessoa menor de idade tirar o CIV é o mesmo de um adulto, mas é exigida também a certidão de nascimento

 

Como solicitar a segunda via do CIV em caso de perda?

Se a pessoa estiver fora do país, ela deve procurar o consulado brasileiro e solicitar a segunda via, de forma presencial. Não é possível fazer o pedido pela internet.

O consulado vai notificar a Anvisa e, após confirmadas as informações, ele enviará a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação por e-mail.

 

Quais são os países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação?

Diferentes países requerem o Certificado Internacional de Vacinação. Entre os que não exigem o CIV, destacamos: 

  • França;
  • Portugal;
  • Chile;
  • Espanha;
  • Estados Unidos;
  • Inglaterra;
  • Itália;
  • Uruguai.

Já entre os países que exigem o CIV, estão China, México e Argentina. 

Agora você já sabe como conseguir o Certificado Internacional de Vacinação! Ele é gratuito e sua emissão é feita pela Anvisa. As vacinas exigidas nos termos do Regulamento Sanitário Internacional são apresentadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Que tal espalhar essa informação para quem você conhece? Compartilhe nosso post em suas redes sociais e permita que mais pessoas fiquem com tudo em cima para viajar com tranquilidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixe agora o manual para planejar sua viagem!

Neste Manual do Planejamento de Viagem, a direitojá traz todas as dicas para os viajantes organizarem suas viagens de avião e evitarem imprevistos na sua jornada.