Mala de viagem passando pela esteira

Malas extraviadas: conheça os seus direitos e saiba o que fazer

Viajar é um momento bom e necessário para um tempo de qualidade e descanso. Muitas expectativas são criadas nesse momento, mas também podem ocorrer imprevistos, não é mesmo? No instante em que sua mala é despachada, a responsabilidade é da companhia aérea. Mas você sabe qual atitude tomar ao ter suas malas extraviadas?

Quer saber mais sobre como resolver problemas com bagagem extraviada? Continue a leitura e saiba como agir nestes casos!

O que são malas extraviadas?

A bagagem é extraviada quando o item despachado pelo cliente é perdido e o consumidor fica sem seus pertences quando chega ao seu destino. Isso é um erro da empresa aérea e o cliente deve ser assistido ou reparado. Por essa razão a ANAC, por meio da lei n.º 11.182/2005, autoriza o pedido de indenização em caso de eventual extravio.

Quais são as situações que podem causar o extravio da mala?

O extravio pode acontecer por alguns fatores, e você precisa se atentar a como proceder para efetuar reclamações e buscar os seus direitos.

Assim, é necessário conhecer os direitos do consumidor e diretrizes da ANAC de modo a saber como se resguardar devidamente e quais alternativas para os clientes que tiverem sua mala extraviada.

Malas extraviadas por perda

Não é incomum ocorrer a perda de uma bagagem, principalmente quando ela não é identificada com algum sinal distintivo, como cor específica, faixa ou etiqueta. Isso dificulta o processo de localização, porque fica difícil diferenciar dentre as outras malas.

Por isso, evite viajar sem identificar seus pertences de forma que seja possível te localizar facilmente. Anote seu endereço, telefone ou outros dados necessários. Assim, você pode evitar problemas em caso de extravio de bagagem.

Malas extraviadas por furto

O furto acontece quando ocorre o desvio do bem sem que o proprietário perceba. Essa situação pode acontecer no aeroporto, enquanto a mala está na esteira, e qualquer um está sujeito a esse risco.

Assim, não descuide a atenção enquanto estiver aguardando sua bagagem. Uma alternativa é colocar adereços chamativos na mala, de modo que você a identifique de longe.

Extravio durante conexões

Comprar viagem com conexão é uma ótima escolha para quem quer economizar. Contudo, durante as paradas, pode ocorrer o extravio de bagagem, seja por conexão perdida ou manuseio da mala de um avião para outro.

Extravio por confusão com a bagagem de outro passageiro

Em razão de muitas malas serem iguais, sua bagagem pode desaparecer por confusão de outro passageiro. A pessoa pensa que lhe pertence devido à aparência semelhante, e acaba levando.

Para evitar essa situação, invista em adereços diferentes: coloque adesivos ou faixas coloridas. Desse modo, você previne transtornos no momento de viajar.

O que fazer para evitar o extravio da mala?

Além dos cuidados para evitar confusão de seus pertences com os de outros passageiros, como colocar etiquetas ou tags, evite despachar a mala, ou outro pertence, em cima da hora.

Embora nem sempre tenhamos tempo e paciência para isso, o ideal é fotografar e listar o que está sendo despachado, principalmente se forem itens de valor. Caso seja necessário provas às condições anteriores e lista de itens despachados no caso de extravio da bagagem, é mais fácil pedir ressarcimento de algum dano sofrido.

Tive a mala extraviada, e agora?

Se você percebeu que sua mala sumiu é o momento de procurar seus direitos. Tente sempre solucionar a questão diretamente com a empresa aérea, tomando as medidas administrativas. Caso não tenha solução, existe ainda a via judicial para resolver o assunto.

Informe a companhia aérea

Não desembarque sem informar a companhia aérea o ocorrido. Os aeroportos têm espaço de “achados e perdidos” e, eventualmente, sua mala pode estar nesse depósito. Se por acaso não estiver lá, peça um formulário para preencher e relatar o fato.

Faça o RIB

A partir do formulário preenchido, é necessário fazer o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB). O documento é essencial para registrar sua ocorrência e garantir que você busque seus direitos. Guarde ou fotografe o documento e separe a imagem, caso você tenha que acionar a seguradora, se tiver contratado.

Acompanhe a busca pela mala

Com o RIB é possível acompanhar e rastrear sua mala junto à companhia aérea. As empresas costumam disponibilizar o sistema de código de barras ou aplicativos (uma solução moderna e eficaz). Quando comprar viagens sempre observe se a empresa oferece esse tipo de vantagem.

Contate a empresa do seguro viagem (caso tenha contratado)

Se for a situação de ter seguro de viagem, não perca tempo e acione. Esse serviço serve quando ocorrem imprevistos. Então, busque assistência da empresa contratada e entenda o que fazer.

Quais são os direitos do consumidor no caso de malas extraviadas?

Se o caso não for resolvido diretamente com a companhia, a medida seguinte deve ser judicial. O Código de Defesa do Consumidor garante a indenização pelo extravio em alguns casos. Além disso, é cabível o pedido de indenização por danos morais.

Uma boa solução é utilizar plataformas digitais com serviços de garantia ao consumidor. Nela, é fornecida a oportunidade de conquistar recompensa financeira em razão de malas extraviadas.

direitojá: plataforma digital para buscar seus direitos!

A direitojá é uma plataforma que assegura aos consumidores a possibilidade de avaliar o seu caso e ter acesso a um advogado especialista para fazer um pedido de indenização.

O objetivo é facilitar o acesso das pessoas à justiça, conscientizando sobre temas jurídicos relacionados ao direito do consumidor.

A plataforma analisa os dados do seu caso e, quando há chance de êxito, consegue intermediar a contratação de serviços jurídicos. Portanto, você obtém acesso a advogados especialistas em direito do consumidor. Tudo isso de maneira fácil e inteligente.

Gostou de entender melhor sobre a temática? Confira todos os benefícios de contar com uma plataforma de direito do consumidor: 7 motivos para avaliar seu caso com a direitojá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixe agora o manual para planejar sua viagem!

Neste Manual do Planejamento de Viagem, a direitojá traz todas as dicas para os viajantes organizarem suas viagens de avião e evitarem imprevistos na sua jornada.