O que fazer em caso de overbooking?

A primeira coisa a se fazer é estar bem informado. Essa é a melhor maneira de garantir que seus direitos serão resguardados, mesmo em caso de overbooking. Infelizmente, nem sempre as companhias são solícitas e oferecem todas as soluções disponíveis para os passageiros lesados. Veja as dicas da direitojá e saiba o que fazer quando tiver um overbooking:

 

Abra um diálogo com a Companhia Aérea

Se você sofrer um overbooking, procure a companhia aérea e ouça com atenção a justificativa e proposta dela para solucionar o ocorrido. 

Seja pelo painel do aeroporto ou pela internet, você pode conferir se outras empresas estão com voos abertos para o seu destino. Use isso ao seu favor e tente negociar com a sua companhia uma recolocação. Se o atendente recusar a sua contraproposta, solicite tratar com o supervisor de plantão imediatamente. 

Agora que você conhece os seus direitos, explique o problema, mostre o seu conhecimento e informe que, caso a situação não seja resolvida, procurará a ANAC.

 

Informe à Anac

Se, mesmo assim, a companhia aérea não solucionar o problema, é hora de acionar o órgão regulador, a ANAC (Agência Nacional de Aviacao Civil). Geralmente, os aeroportos brasileiros possuem postos com funcionários da ANAC que podem lhe ajudar nessa situação. O papel deles será de mediar as negociações e garantir que os passageiros não serão lesados pelas empresas.

 

Vá atrás dos seus direitos no Juizado

Existem casos em que a companhia aérea pode se negar a ouvir ou acatar às suas propostas. Assim, solicite uma justificativa por escrito da empresa, formalizando e comprovando o overbooking, a confirmação da reserva, o check-in do passageiro e a ainda a negativa da empresa em aceitar o que o passageiro propôs.

Aqui, é válido reunir todas as provas adicionais que conseguir. Fotografias, declarações de testemunhas, vídeos e etc. Então, vá até o Juizado Especial Cível, presente em 5 aeroportos brasileiros (São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro).

 

Como evitar overbooking?

Embora essa pareça impossível, por parte do passageiro, controlar as situações em que um overbooking aconteça, tomar algumas medidas que ajudam a evitar o incômodo é a melhor alternativa.

Procure confirmar o voo e a reserva um dia antes da viagem. Faça isso pelo site da própria empresa aérea ou no call center. Assim, é possível descobrir possíveis atrasos e cancelamentos.

Faça o check-in pela internet assim que estiver disponível. O mínimo são 12 horas de antecedência. Busque ser pontual na chegada do aeroporto também. Respeitar os prazos solicitados pelas empresas é meio caminho andado. No Brasil, esse tempo é de 30 minutos para os voos domésticos e de 60 minutos para os voos que são internacionais.

Na hora de embarcar, preste atenção no painel de informações e embarque o mais rápido possível. Isso ajuda muito na hora de escapar de um overbooking.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre overbooking? Em caso de dúvidas ou problemas com companhias aéreas, venha até nós e conheça os seus direitos!

Para saber mais sobre overbooking, clique aqui.

Porque direitojá

Baixe agora o manual para planejar sua viagem!

Neste Manual do Planejamento de Viagem, a direitojá traz todas as dicas para os viajantes organizarem suas viagens de avião e evitarem imprevistos na sua jornada.