Perder conexão de voo: conheça seus direitos

Perder conexão de voo: conheça seus direitos

Desde o momento em que o passageiro decide viajar até, finalmente, chegar ao seu destino, há diversos problemas com voo que podem acontecer. Quando falamos em problemas com voo, o primeiro assunto que nos vêm à cabeça são os voos cancelados, que podem acontecer por diversos motivos.

No entanto, um problema igualmente recorrente é perder conexão de voo. Seja em viagens internacionais, que duram mais e requerem mais conexões, ou até mesmo nas nacionais, é comum isso ocorrer.

Por isso, não dá para contar com a sorte. É importante saber os direitos do consumidor e como proceder nesses casos. Aqui, vamos falar sobre as causas mais comuns para o passageiro perder conexão de voo e o que fazer nestes casos. Quer saber mais sobre o tema? Siga com a leitura.

Por que acontece a perda de conexão de voo?

Ninguém deseja passar pelo atraso e inconveniência que é perder conexão de voo. Você sabe por que esse problema pode acontecer com qualquer um? Veja, a seguir, algumas das causas mais comuns para que o passageiro perca o voo de conexão.

Atraso ou cancelamento do voo

O voo atrasado é um dos fatores que causam, com toda certeza, a maior taxa de perda de conexão. Se algum dos voos atrasados, o segundo voo (sendo de conexão) pode ser perdido.

A mesma situação ocorre quando o voo é cancelado. Na maioria das vezes, a companhia aérea consegue reacomodar o passageiro. No entanto, no caso de uma troca do horário do voo ou do aeroporto de conexão, por exemplo, o tempo para que o cliente chegue ao aeroporto e embarque na conexão pode não ser o suficiente.

 

Perder voo de conexão por conflito externo ou desastre natural

Alguns fatores externos podem causar a perda do voo de conexão. Até o avião decolar, diversos procedimentos devem ser seguidos. Por exemplo, se a tripulação estiver incompleta, perceber alguma intercorrência ou algo do tipo que possa atrasar o voo pode prejudicar a conexão no futuro.

Desastre natural também podem atrapalhar o seu voo de conexão, visto que são fatos alheios à vontade do passageiro e das empresas aéreas, e tornam voar não seguro.

Manutenção não programada

Outro fator que pode causar a perda do voo de conexão são manutenções na aeronave. Para que o avião seja um dos meios de transporte mais seguros do mundo, é preciso que eles passem por manutenções regulares.

Porém, pode ocorrer de um reparo não programado ser necessário e não haver aeronaves disponíveis para substituir aquela que está em manutenção. Nesse caso, o atraso no voo pode ocasionar a perda da conexão.

Problemas meteorológicos

Da mesma forma, o mau tempo também pode ocasionar a perda da conexão.

A depender da condição climática, o voo pode atrasar ou até mesmo ser cancelado, causando o passageiro perder conexão de voo.

 

Quais são as consequências de perder voo de conexão?

Agora que você já sabe porque o passageiro pode perder um voo de conexão, vamos falar mais sobre as consequências disso. Além de, claramente, perder o voo e se atrasar para o seu destino, existem outros fatores.

Um deles é o no-show, quando o passageiro não comparece em algum dos trechos de seu voo, geralmente o de ida, e a companhia usa esse termo em inglês que significa literalmente “não compareceu”.

Algumas vezes, a depender da política da companhia, o no-show tem taxas e pode pesar no bolso.

Quais são os direitos do consumidor em caso de perda de conexão de voo?

Por último, vamos apresentar os direitos de quem perde um voo de conexão em decorrência de um erro ou mudança de planejamento da Cia. Aérea. Primeiramente, perder um voo de conexão significa que a empresa aérea deve apresentar soluções para o problema.

Entre essas, existe o reembolso integral, onde você tem direito à devolução do valor investido, sem nenhum custo adicional. Em alguns casos, a companhia aérea vai reembolsar o passageiro apenas com o valor do trecho não viajado.

Em outros casos, de comum acordo, o passageiro vai embarcar no próximo voo com o mesmo destino, mesmo que seja de outra companhia aérea.

Há também a possibilidade de concluir a viagem por outros meios de transporte alternativos, a depender da localidade. Por último, acompanha aérea ainda pode remarcar o voo, alterando data e hora sem custos adicionais.

Vale ressaltar que, a depender da solução apresentada, a companhia deve apresentar formas de assistência material ao viajante. Essa assistência inclui: 

  • meios de comunicação, no caso de atrasos de mais de uma hora;
  • alimentação, no caso de atrasos de mais de duas horas;
  • hospedagem e traslado, no caso de atrasos de mais de quatro horas.

No entanto, perder a conexão por culpa própria (atraso próprio, por exemplo) isenta a companhia de responsabilidade.

 

Busque os seus direitos

Você teve problemas com voo? Não foi assistido de forma adequada  pela companhia aérea? Para qualquer intercorrência, como a perda de conexão de voo, é importante ter acesso a uma assessoria jurídica para ir em busca dos direitos e uma eventual indenização.

A direitojá é uma plataforma digital que te permite avaliar as chances de sucesso do seu caso e ter acesso a um advogado especialista que irá te auxiliar na busca de uma compensação financeira para os consumidores que tiverem direitos lesados.

Os advogados  cadastrados em nossa plataforma estão aqui para te ajudar! Não se preocupe, conte com a direitojá para buscar os seus direitos!

Com certeza, perder conexão de voo é algo que ninguém deseja passar. Entretanto, é bom estar preparado e saber como buscar os seus direitos se esse problema ocorrer com você ou alguém que você conhece.

Você já sabia como proceder em caso de perda do voo de conexão? Agora você já está pronto para buscar os seus direitos. Conheça ainda mais sobre os seus direitos na página inicial do site da direitojá!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixe agora o manual para planejar sua viagem!

Neste Manual do Planejamento de Viagem, a direitojá traz todas as dicas para os viajantes organizarem suas viagens de avião e evitarem imprevistos na sua jornada.