FAQ direito

Tire suas dúvidas sobre o direito do consumidor e a plataforma da direitojá!

Perguntas frequentes

Respondemos as perguntas mais frequentes sobre o direito do consumidor e a nossa plataforma, se você não encontrar o que precisa, fale com a gente no chat.

A direitojá é uma plataforma digital que permite ao consumidor que teve seu direito violado buscar uma indenização de forma rápida, simples e segura.

O serviço prestado pela direitajá consiste em disponibilizar uma plataforma digital na qual o usuário que entende que teve um direito violado possa avaliar, com base na análise estatística dos dados que ele irá fornecer, suas chances de sucesso na busca por uma indenização.

 

Se, com base nessa análise, for verificada uma alta chance de ganhar sua indenização, o usuário é conectado com um advogado cadastrado na direitojá, que vai ajudá-lo com toda a papelada e burocracia nas próximas etapas da busca de seus direitos. 

Tudo isso sem burocracia e acompanhado pelo usuário em tempo real e sem sair da sua casa.

Para saber mais sobre os serviços prestados pela direitojá, acesse aqui os nossos Termos de Uso.

 

*A direitojá não é um escritório de advocacia e/ou presta, de qualquer forma, aconselhamento ou assessoria jurídica, sendo essas práticas exclusivas aos advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, conforme a Lei nº 8.906/1994.




 A direitojá quer facilitar o acesso à justiça para todos. Por isso, nos preocupamos com acessibilidade quando se trata na busca de seus direitos. Os advogados cadastrados na nossa plataforma cobram uma taxa de serviço de 30% apenas nos casos em que indenizações são de fato pagas.

 

Portanto, se não ganhar, você não paga nada.  Nesses casos, a direitojá e os advogados nela cadastrados assumem todos os custos envolvidos.

Diversos são os casos em que a justiça brasileira garante ao consumidor que teve seus direitos violados buscar uma indenização. Por enquanto, você pode usar a direitojá para te ajudar nos casos que envolvam algum problema com companhias aéreas, como: voo cancelado,voo atrasado, voo lotado (overbooking), voo de volta cancelado (no-show), problemas com reembolso e/ou bagagem extraviada ou perdida.

A partir dos dados fornecidos por você sobre o problema que teve, a direitojá faz uma análise estatística da probabilidade de você ter sucesso no seu pedido de indenização considerando o histórico de resultados de casos semelhantes aos seus já analisados pelos tribunais do Brasil.

 

Se, com base nesta análise, for verificado que existe uma alta probabilidade de você ganhar, iremos te conectar com o advogado cadastrado em nossa plataforma que irá te auxiliar nas demais etapas da busca da sua indenização (toda a papelada e burocracia fica por nossa conta!).

Caso você tenha sucesso no pedido de indenização, será cobrado 30% do valor indenizado quando você receber a sua indenização.

Embora a direitojá não consiga garantir um prazo mínimo para que receba a sua indenização, o tempo médio verificado neste tipo de demanda é de 6 meses, podendo variar de caso para caso.

Feita a análise inicial do seu caso pela direitojá e concluído seu cadastro na plataforma, você será conectado com o advogado que irá te auxiliar em seu caso e, para isso, irá precisar de alguns documentos e informações. 

 

Este advogado irá solicitar ao usuário que sejam assinados digitalmente uma procuração específica para que ele represente o usuário na busca de sua indenização, e um contrato de honorários, onde vai estar indicado a taxa de serviço 30% sobre o valor da indenização.

 

Além dessas informações, o advogado irá pedir alguns esclarecimentos adicionais sobre o caso, cópias das evidências da relação do usuário com a companhia aérea, e dos problemas sofridos (por exemplo: bilhete aéreo, comprovantes de custos extras com transporte, hospedagem e alimentação, trocas de emails e mensagens com a companhia aérea, entre outros).

 

Por fim, também serão pedidos alguns dados e documentos pessoais com foto, e um comprovante de residência do usuário.

 

Exemplos de documentos com foto:

RG; CNH; Passaporte; Carteira de Classe (OAB, CRM, CREA e etc.)

Ainda está com dúvida? Dá uma lida nos nossos Termos de Uso.

Por que direitojá?