Avião de brinquedo e passaporte sobre mapa.

Programa de milhas aéreas: o que é e como funciona

Muitos não sabem que o programa de milhas aéreas pode proporcionar viagens com ótimo custo-benefício. Para quem tem o hábito de viajar com frequência, o programa é uma ferramenta que pode te ajudar a economizar na compra da passagem.

Mas você sabe como funciona ou o que é necessário para se beneficiar dessa ferramenta? Continue a leitura e fique por dentro das nossas dicas de modo a aproveitar melhor essa oportunidade!

O que é o programa de milhas aéreas e como funciona

Já pensou em viajar e conseguir recompensa por isso? É o que o programa de milhas te proporciona. As milhas, ou “pontos”, são benefícios conquistados a cada viagem feita pelo passageiro.

Após alcançar um determinado número, o cliente pode trocar por outra passagem com a oportunidade de arcar somente com algumas taxas, como a de embarque, sem ter que pagar o valor principal que normalmente se aplicaria à passagem.

Para tanto, basta se cadastrar no programa de milhas aplicável à companhia aérea responsável pela realização da viagem e acumular os privilégios a cada trecho viajado.

Ainda, é possível acumular pontos comprando em outros estabelecimentos que tenham parceria com esses programas, como os disponibilizados por algumas bandeiras de cartão de crédito e bancos. Sempre que você fizer uma compra no cartão de crédito, vale a pena checar se a loja aceita esse benefício.

Inclusive, com esse cadastro de fidelidade no cartão, você pode trocar os pontos por milhas de viagens, e outros produtos e serviços, como eletrodomésticos e diárias de hotel. É interessante utilizar essa ferramenta, pois ela pode gerar inúmeros descontos nas suas compras!

Principais programas de fidelidade de milhas no Brasil

Algumas companhias aéreas brasileiras têm a vantagem de fidelidade de milhas. Conheça os principais programas e saiba como fazer para usar essas ferramentas!

Programa Smiles (Gol)

A companhia Gol oferece uma excelente opção. A categoria Smiles concede diversos descontos na compra de passagem aérea e opção de despacho da bagagem sem custo.

E o melhor: o prazo de validade é de três anos após adquiridos os pontos.

O montante de milhas adquiridas em cada voo dependerá da:

  • tarifa;
  • distância da viagem;
  • classe da passagem.

Para verificar, basta simular no site. Assim, você obtém o controle das suas milhas e se organiza em relação a como usá-las.

TudoAzul (Azul)

A Azul proporciona a possibilidade de acumular desde o início do cadastro no programa de milhas disponibilizado pela companhia aérea.

A política de trocas de pontos ou milhas em produtos ou serviços exige que você tenha ao menos cinco mil pontos, o que é fácil de alcançar. Um simples login no aplicativo ou realizar um check-in já contabiliza benefícios.

São várias classificações do programa TudoAzul, por exemplo:

  • Topázio;
  • Safira;
  • Diamante.

Quanto maior a especificação da categoria, melhores as chances de ganhar prêmios. 

Melhor dizendo: na classe TudoAzul cada dinheiro gasto equivale a dois pontos. Já na espécie TudoAzul Safira, cada montante é equivalente a quatro pontos.

Latam Fidelidade (Latam)

O programa Latam Fidelidade compõe a Rede Multiplus de fidelização. Ao realizar o cadastro, você acumula pontos ao viajar com outras 27 companhias aéreas que fazem parte da Rede.

Nesse programa, o método é baseado na distância percorrida entre destinos. Além disso, apresenta quatro categorias:

  • Gold;
  • Platinum;
  • Black;
  • Black Signature.

Acumular e vender milhas

Se você deseja os benefícios que o programa de milhas proporciona o ideal é priorizar a acumulação. Mantenha seus cartões de crédito cadastrados com os parceiros que admitem essa possibilidade e aproveite os descontos.

Nesse sentido, apesar das cláusulas de contratos das companhias informarem que não é permitida a venda para terceiros, o Código do Consumidor permite essa prática. Funciona da seguinte maneira: as corporações, como instituições bancárias e lojas, compram as milhas fidelizadas.

Quando você paga anuidade ou faturas do cartão de crédito, também está pagando pelos pontos. Logo, o financeiro repassa as milhas compradas e coloca à sua disposição para usufruir. É um direito garantido aos consumidores cadastrados no programa.

Minhas milhas sumiram, e agora

Embora os proveitos no uso desses programas sejam diversos, às vezes, alguns problemas podem surgir.

Uma ocorrência recorrente neste tipo de serviço é o vencimento dos pontos não utilizados pelo passageiro. Dessa forma, o participante deve se atentar aos prazos estabelecidos para evitar transtornos ou perda do direito.

Caso você não tenha viagem planejada, busque outras formas de usar. Troque por algum produto ou vale combustível, por exemplo, evitando perder todo o investimento realizado.

Ainda assim, alguns programas autorizam o resgate, mas condicionam o pagamento de uma taxa. Para tanto, consulte seu contrato e políticas de troca do programa de fidelidade e busque os seus direitos!

Agora, se ainda estiver no prazo e simplesmente sumir, é imprescindível procurar o programa de milhas e entender a situação.

Caso não seja esclarecido e resolvido, é pertinente pesquisar seus direitos. Em uma plataforma de direito do consumidor, por exemplo, é fornecida a oportunidade de avaliar se seu caso é passível de indenização em razão da eventual quebra de contrato da operadora de milhas.

Além disso, é possível se conectar com um advogado especialista no ramo dos direitos do consumidor para pedido judicial ou tirar dúvidas.

Gostou de saber um pouco mais sobre as milhas aéreas? Continue conosco para descobrir mais dicas, siga nossas páginas no Instagram, Facebook e Linkedln!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixe agora o manual para planejar sua viagem!

Neste Manual do Planejamento de Viagem, a direitojá traz todas as dicas para os viajantes organizarem suas viagens de avião e evitarem imprevistos na sua jornada.