Quanto custa cancelar um voo e quais são os meus direitos?

Viajar é um momento bom e necessário para descanso e relaxamento. Muitas expectativas são criadas nesse momento, mas imprevistos podem ocorrer.

Você já precisou desfazer planos de viagem ou sabe quanto custa cancelar um voo? Se deseja entender mais sobre o assunto, acompanhe o post e fique por dentro das nossas melhores dicas!

Como cancelar uma viagem de avião?

Se for necessário tomar essa medida, a primeira coisa a fazer é verificar como prosseguir junto à companhia aérea contratada. Cheque o procedimento, provavelmente essa informação consta no regulamento.

É importante, inclusive, que você conheça todas as políticas da empresa antes mesmo de comprar a passagem. Dessa forma, é possível se resguardar e ter ciência do que fazer se for necessário cancelar a passagem.

Quanto ao prazo, é importante esclarecer que você pode realizar o cancelamento a partir do momento de aquisição do bilhete. Não tem tempo determinado, por isso cada empresa define a sua política para reembolso. Essa é a importância de saber o que a lei diz sobre voos cancelados.

Existe uma exceção, que se encontra exposta na resolução da ANAC. Os passageiros têm o prazo de até 24 horas depois da compra para cancelar e ter o reembolso integral, sem custos. Porém, pensando no usufruto do benefício, a aquisição da passagem não pode ser realizada com menos de sete dias de antecedência da viagem.

Se não ocorrer dessa forma, pode ser cobrada taxa de até 5% sobre o montante da compra. Ressaltando que nos demais períodos, o reembolso depende do regulamento de cada organização.

 

Em quais casos o valor do cancelamento pode variar?

Você tem dúvidas sobre quanto custa cancelar um voo ou como saber se o voo foi cancelado? Então, descubra sobre as variações das taxas e quando isso acontece a seguir.

 

No-show

O no-show acontece quando o cliente não comparece para pegar o voo e não comunica a companhia aérea. Assim, é determinada a cobrança de uma taxa pelo fato do descompromisso ter impedido a venda a outra pessoa. Esse custo pode ser fixo ou variar conforme o valor da passagem.

 

Taxa ou multa de reembolso

Para obter o reembolso do valor investido, você deve pagar uma taxa. Ainda, pode variar de acordo com o montante do bilhete.

 

Taxa ou multa de alteração

Existe uma taxa para alteração do dia da viagem, e ela igualmente pode variar. Porém, em alguns casos a alteração é imprescindível, então o cliente opta pelo pagamento.

 

Diferença de tarifa

É cobrado quando o consumidor quer fazer alteração na passagem. Habitualmente, quanto mais próximo da data de embarque, maior é o valor da tarifa.

 

O que diz a ANAC sobre o cancelamento de passagem?

É importante frisar que, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os passageiros podem cancelar suas passagens compradas on-line ou de forma presencial em até 24 horas a partir da compra.

Se assim o fizer, é possível garantir 100% do reembolso do valor. Portanto, atente-se aos prazos.

 

Prazos de reembolso

Quanto ao prazo, se o cancelamento for de iniciativa do passageiro a cobrança é devida. Em qualquer caso, a companhia tem sete dias (contados a partir do pedido) para realizar o estorno.

Em todos os casos, é de suma importância conhecer o Código de Defesa do Consumidor de modo a tomar medidas cabíveis em caso de violação. A legislação é simples e facilmente encontrada na internet.

Ainda, buscar por plataformas que auxiliem o acesso dos consumidores à Justiça é imprescindível. A direitojá apresenta ferramentas que são capazes de entregar simulações de chances de êxito em eventual processo.

A plataforma conecta você com um advogado especialista em direito do consumidor, que tem condições de seguir com a demanda na Justiça, caso deseje.

A direitojá tem como objetivo ajudar passageiros lesados em seus direitos, auxiliando na busca de uma compensação por problemas com voo, que pode ser por danos morais ou materiais.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura do blog e fique por dentro das nossas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixe agora o manual para planejar sua viagem!

Neste Manual do Planejamento de Viagem, a direitojá traz todas as dicas para os viajantes organizarem suas viagens de avião e evitarem imprevistos na sua jornada.