Problemas com compras coletivas: evite ciladas!

Alguns sites oferecem a opção de compras coletivas e muitas pessoas adquirem produtos com descontos aplicados. Comprar pela internet tem sido bastante comum atualmente e cada vez mais surgem lojas virtuais. Mas você sabe o que fazer quando ocorre problemas com compras coletivas?

Além disso, sabe como funciona esse modelo de compra? Vale a pena continuar a leitura e ficar por dentro de nossas melhores dicas.

O que são compras coletivas

Trata-se de um modelo de comércio eletrônico que oferece produtos com grandes descontos em relação ao valor original. A queda do preço tem potencial de variar entre 50% a 90% dependendo da mercadoria ou do serviço. Mas para usufruir dessa vantagem você precisa estar cadastrado nas empresas que proporcional essa condição. Mas, esses proveitos sempre correspondem com a realidade. Ou seja, o principal objetivo é a promoção de grandes descontos nos mais variados estabelecimentos comerciais. Porém, as porcentagens de diminuição de valores ficam disponíveis durante determinado tempo. Também existe a seguinte questão: existe uma quantidade mínima de vendas para que incidam os descontos.

Problemas comuns nas compras coletivas

Algumas questões acabam ocorrendo ao optar por compras online. Para tanto, citaremos os transtornos mais comuns que circundam esse segmento.

Datas e horários específicos para aproveitar as promoções

As lojas que trabalham com esse tipo de comércio de vendas se baseiam em um número de vendas para ofertar desconto. E não é só, elas elencam dia e horários específicos para que as promoções ocorram. Por vezes não é se quer possível o consumidor verificar o suposto benefício. Diversos compradores trabalham e tem ocupações que não permite o acompanhamento na íntegra. Por essa razão, nem sempre vale a pena dispor seus dados para cadastramento em sites que têm o serviço.

Qualidade péssima do serviço

Não é incomum o cliente que compra nessa modalidade reclamar sobre falha na prestação do serviço. Pode ocorrer de o seu investimento não constar no momento da utilização e também falhas no sistema por conta de congestionamento de site. É uma realidade muito factível nesse cenário em razão do grande número de pessoas buscando vantagem econômica na hora de investir.

Custos adicionais não explícitos na promoção

As reclamações versam justamente em relação ao objetivo do negócio, sendo a redução do custo. Várias vezes os clientes se adquirem problemas com compras coletivas porque o produto está com descontos falsos. A loja apresenta uma mercadoria com um preço elevado (muito maior do que custa). Depois de um tempo volta para o valor normal, fato que gera uma aparente diminuição. Como se não bastasse, alguns fornecedores incluem adicionais não explícitos na promoção a fim de ludibriar as pessoas. Esteja atento!

Regras complicadas para converter o cupom de compra coletiva

Antes de obter algo analise com calma as regras para conversão de cupons que a empresa dispõe. Busque evitar problemas com compras online tendo sabedoria antes de qualquer atitude impulsiva.

Dificuldade em conseguir pegar o dinheiro de volta

Muito embora o direito do consumidor disponha do direito de arrependimento, diversas empresas não cumprem a lei.

Dificuldade em converter cupons de compra coletiva em serviços

É muito importante prestar atenção nos cupons adquiridos, em especial quando o site não é tão confiável. Empresas que visam enganar fecham o serviço depois da venda dos cupons ou então nunca entregam o objeto comprado.

Dicas para evitar problemas em compras coletivas

Esteja atento aos ônus que a compra online ocasiona antes de decidir qualquer coisa nesse sentido. Separamos algumas dicas essenciais para você poder evitar problemas com compras coletivas.

Preste atenção à data de validade do cupom

Ao se cadastrar nas plataformas, leia atentamente sobre as políticas de utilização e validade dos cupons. Se antecipe quanto a essas informações e fuja de aborrecimentos.

Tome cuidado com os exageros (comprar por impulso)

Apenas de ser uma questão pessoal, o consumismo exagerado pode gerar muitos infortúnios. Faça uma reflexão em relação ao produto e se, de fato, é interessante adquirir em dado momento da sua vida.

Avalie a margem de preço

Se você costuma comprar pela internet é de suma importância pesquisar a margem dos preços. Navegue e verifique os parâmetros de custos de cada bem que deseja. Compare de forma detalhada para não ser enganado facilmente por qualquer vendedor.

Busque por precedentes do site

Busque a identificação do fornecedor e veja se os dados da empresa estão disponíveis. Note se tem informações cadastrais de CNPJ, telefone para contato e histórico de vendas. É imprescindível para a sua segurança.

Leia os termos de uso

Leia atentamente os termos de uso para entender se elas se adéquam às suas expectativas e ao direito do consumidor. Entenda se o emprego do seu dinheiro está protegido de golpes!

Encontre sites de reclamação

É interessante procurar referências de sites de reclamação. Assim, você consegue fazer um filtro de quais lojas são confiáveis ou não. É melhor ter esse posicionamento do que simplesmente comprar em qualquer estabelecimento.

Em casos de fraude ou problemas, busque seus direitos

É de suma importância conhecer o Código de Defesa do Consumidor para tomar as medidas cabíveis em caso de violação. É uma legislação simples que você encontra com bastante tranquilidade na internet! Não perca tempo e leia mais sobre o assunto.

direitojá: sua aliada no consumo online seguro!

A direitojá é uma plataforma que facilita o acesso dos consumidores à justiça. Visa ajudar os compradores lesados em seus direitos, auxiliando na busca de uma compensação. Que pode ser por danos morais ou materiais. É uma maneira de conscientizar os indivíduos sobre temas jurídicos relacionados ao cotidiano que todo consumidor acaba sofrendo. A direitojá apresentar ferramentas que conseguem entregar simulações de chances de êxito em eventual processo. A plataforma conecta você com um advogado especialista em direito do consumidor, com condições de seguir com a demanda na justiça caso deseje. Não perca tempo e conheça o serviço! Não se deve aceitar qualquer proposta! Porque às vezes no momento da negociação você pode, eventualmente, acreditar em uma oferta falsa, e que não cabe no orçamento. Uma dica relevante é sempre descobrir orientações para afastar-se de problemas com comprar coletivas. Gostou de saber mais sobre o assunto? Acesse nosso site e fique por dentro de tudo a respeito de seus direitos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixe agora o manual para planejar sua viagem!

Neste Manual do Planejamento de Viagem, a direitojá traz todas as dicas para os viajantes organizarem suas viagens de avião e evitarem imprevistos na sua jornada.